top of page
Habitat Ideal

Habitat Ideal

PME

Habitat Ideal

As empresas são seres vivos. Não possuem a vida orgânica tradicional, mas possuem um vida estruturada que precisa ser mantida e sustentada, tal como qualquer outra. Daí se faz necessária uma metodologia para criar um habitat ideal para que elas prosperem.

Observamos,  ao longo do tempo, que empresas vivem uma constante batalha de estruturação operacional para que consigam prosperar em suas vendas. Isto gera desconforto aos colaboradores, afinal tudo muda o tempo todo, as informações chegam desencontradas, muitas vezes desalinhadas estrategicamente, e principalmente os processos encontram-se totalmente desestruturados para que a área de vendas, o coração de uma empresa, tenha bons resultados.

Assim, vendendo mal, de maneira desordenada, não conseguem extrair todo o potencial de vendas que ela teria numa situação otimizada.

E como conquistar esta otimização?

Simples! Como deve ser!

Empresas tradicionais de Content Marketing estão se especializando em SEO (Seach Engine Optimization), vendendo a ideia de que isto salvará o teu negócio, como se pular para a primeira fila do Google Search te faça vender mais. E garantimos: Não é só isto!

Na prática, nossa experiência mostra que, em alguns casos, especialmente para empresas de e-commerce, SEO faz a diferença. Contudo, para empresas tradicionais, que possuem produtos e serviços, especialmente de Tecnologia da Informação, isto é bem diferente.

SEO é apenas uma das preocupações. Existem outras cinco delas que impactarão drasticamente nos resultados dos seus negócios. E nós sabemos trabalhar todas elas, criando um"Habitat Ideal" para que sua empresa prospere.

"A metodologia viabiliza um habitat ideal para que uma empresa venda bem, com processos de Operações de Marketing e Vendas adequados e integrados. Vendendo bem, automaticamente ela venderá mais." - VENDA PRÁTICA 2.0

Markops

Os 6 pilares do "Habitat Ideal"

HI-01.png

Não é questão de saber quais são... e sim em como executá-los da forma adequada.

MarkOps ao seu alcance
Recomendado para pequenas empresas
As que não possuem departamento de Marketing ou querem
obter mais do que um assistente de Marketing oferece.

MarkOps é um conceito novo. Ele ainda está sendo construído, porém já está bastante embasado conosco, pois temos utilizado na prática e podemos claramente defini-lo.

Basicamente sua definição se resume  na união de expertises que comumente andam separadas:

(Os nomes são irrelevantes. O importante são as atribuições das posições)

# Profissional de Estratégia de Marketing

Quando falamos de pequenas e médias empresas, é muito comum ser o Head de Marketing. Ele praticamente faz tudo o que está ao seu alcance: 

.: Recebe o produto da área de produtos (quase nunca isto está sob sua responsabilidade)

.: Insere no contexto do website

.: Planeja "folders" físicos (por incrível que parece, ainda fazem isto)

.: Elabora os textos para que as lâminas digitais sejam criadas (e-books, white papers, etc)

.: Define estratégia de lançamento do produtos

Etc.

# Profissional de Operações de Marketing

 

Este profissional operacional (que coloca a mão na massa na execução técnica), na imensa maioria dos casos, é responsivo, ou seja, atende toda a demanda do time estratégico, que normalmente apenas elabora as estratégias, solicitando posteriormente que o operacional execute tecnicamente.

Ele que entende de sistemas de desenvolvimento web, cria landing pages, formulários de inscrições, white papers, defini ferramentas de captura de leads, criar work flows para disparo de campanhas de e-mail marketing, organiza tecnicamente um webinar, etc.

# Profissional de Vendas

 

Este profissional conhece os processos de vendas. Entende da relação produto, empresa e cliente

Possui a habilidade de abordar um lead e transformá-lo em prospect, utilizando argumentos baseados em metodologias de vendas que de fato surtem efeito. Basicamente ele se concentra em atividades de convencimento de que sua oferta é a melhor para o cliente. E isto com base na lógica de vendas, normalmente sustentada por um vasto material de Marketing, que a tangibiliza.

E o que isto significa?

Complexidade! Lentidão nos processos! Custos altos! Vários fornecedores!

Devido a isto, buscando se inspirar nas melhores práticas do modelo DevOps e FinOps, nasceu o conceito MarkOps, que faz justamente o que os dois anteriores propõem: Centralizar competências, simplificar e agilizar processos, reduzindo custo e aumentando a eficácia operacional.

O profissional MarkOps deve ter especialização em Marketing de Serviços. Apto para a criação de um Planejamento Estratégico de Marketing e Vendas, capaz de direcionar produtos para mercados específicos, analisando BCG, elaborando SWOT e ditando diretrizes que podem ser seguidas.

É um estrategista de Content Marketing, técnico o suficiente para criar um website, configurar o Analytics, programar campanhas no Google Ads, gerenciar conteúdos de um blog, criar e publicar posts impulsionados em redes sociais, criar work flows de campanhas de e-mail marketing. Contudo, é também um planejador de ações estratégicas de Marketing que de fato surtirão efeito junto às necessidades do time de vendas.

Ele conhece muito de vendas. Sabe as dificuldades da transformação de um prospect em cliente e das técnicas atuais de vendas que de fato farão a diferença para o fechamento de uma oportunidade de negócios.

Sim! Ele conhece tudo isto e executa. De forma simples e prática, tal como um Devops fica entre o Desenvolvedor e o SysAdmin e acaba fazendo mais e melhor.

As razões são bem plausíveis:

.: Ele entende o que fato faz a diferença para o time de vendas 

.: Conhece de metodologias de vendas

.: Sempre buscará atender as "Necessidades" do mercado alvo, transmitir a "Credibilidade" necessária para o convencimento do time de vendas. Trabalhará a importância de TCO e ROI ("Investimentos") e fortalecerá a dinâmica do "Relacionamento" com as pessoas chaves de um processo de vendas

.: Planeja estrategicamente produtos, mercado e clientes em potencial

.: Cria websites diretos, práticos e concisos, com o que realmente importa

.: Executa todas as etapas do Content Marketing, sem discrepâncias com o que realmente faz a diferença para vendas

.: Entrega rapidamente tudo o que uma pequena e média empresa precisa, ao custo que ela pode pagar

MarkOps se concentra no que realmente importa executar em Content Marketing:

Markops-01.png

Empresas de Tecnologia da Informação, conheçam a prática MarkOps  e implantem o Habitat Ideal.

Seis Pilares
Mercado
HA-Produtos.png

Entender o mercado para definir seu posicionamento estratégico é fundamental.

Não é raro encontrar empresas que operam no "achismo", muitas vezes com base única e exclusivamente nos conhecimentos adquiridos num determinado cenário. E se este cenário mudou? E se o tempo passou?

Entender o cenário atual e rever SWOT anualmente é uma tarefa obrigatória para se manter um habitat ideal.

Construa o seu habitat ideal conhecendo a metologia de vendas VENDA PRÁTICA 2.0. Disponível em Amazon.com 

HI-Mercado.png
Produtos
  • Whatsapp
  • White LinkedIn Icon
  • Instagram - White Circle
  • X
  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 | VENDA PRÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA.

bottom of page